segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ONDE JACQUES de MOLAY FOI QUEIMADO VIVO?

Esse é um assunto que às vezes gera dúvidas, visto a discordância entre algumas fontes. Algumas dizem que foi em um patíbulo em uma ilha do rio Sena, próxima à Catedral de NotreDame. Outras dizem que foi na praça de frente à Catedral de NotreDame. Qual é a versão correta? A resposta mais correta seria: ambas!
Patíbulo nada mais é do que "lugar de execução da pena de morte". Um patíbulo pode ser montado em qualquer lugar.

O rio Sena corta Paris ao meio. A cidade cresceu em torno das margens do rio. Há nele uma importante ilha chamada de "Ile de la Cité". É nessa ilha que se encontram as construções mais antigas ainda preservadas de Paris, entre elas a Catedral de NotreDame (sim, a catedral encontra-se em uma ilha). Em frente ao lado ocidental da Catedral existe uma praça, chamada "Parvis". Nessa praça consta o "ponto zero" da França: todas as distâncias das estradas francesas são calculadas com base em um marco dessa praça. Ladeando a praça há um jardim, chamado de "Vert Galant" em homenagem ao Rei Henrique IV, mais conhecido por Vert Galant pelas suas conquistas amorosas. Iniciando o jardim, há uma escadaria com uma estátua de Vert Galant montado em seu cavalo. Essa estátuta está posicionada ao lado de onde foi montado o patíbulo da execução de Jacques de Molay, à beira da ponte "Neuf" . Há uma placa registrando o acontecimento nesse local.

Na placa está escrito: “A Cet endroit JACQUES DE MOLAY dernier Grand Maître de l’Orde Du Temple a eté brulé le 18 mars 1314”.
Tradução: “Neste lugar JACQUES DE MOLAY último Grande Mestre da Ordem do Templo foi queimado em 18 de março de 1314”.

Fonte: www.virtudecardeal.blogspot.com (Sênior DeMolay

Nenhum comentário:

Postar um comentário