segunda-feira, 30 de maio de 2011

O QUE É COLÉGIO ALUMNI?


Os Iniciáticos e os DeMolays se reúnem em Capítulos; os Cavaleiros em Prioados; os Lordes Chevaliers se reúnem em Cortes; os Legionários de Honra se reúnem em Preceptórios.

Os Seniores, por sua vez, se reúnem em Colégios Alumni. O que é um Colégio Alumni afinal e de onde veio esse nome? Na verdade, em sua origem, os Seniores se reuniam em Capítulos Alumni [Alumni Chapter]. O “Alumni” foi emprestado das associações de ex-alunos das universidades estadunidenses, alumni sendo o plural de alumnus, que significa aluno em latim.


Quando essa forma de organização foi trazida para a Ordem DeMolay do Brasil, decidiu-se substituir o Chapter por Colégio, que remetia ao termo “Alumni”. Então, os Seniores do Brasil reúnem-se em Colégios Alumni. Isso explica o nome, mas não explica a função. Ou melhor, apenas explica parte da função.

Como as associações Alumni das universidades, os Colégios Alumni têm por função fundamental congregar os ex-Ativos dos Capítulos aos quais estão ligados. A associação ao Colégio Alumni, como nas instituições que lhe deram origem, é voluntária, sendo regulamentado pelas normas da Associação Alumni Brasil, que reúne todos os Colégios Alumni do nosso país.

E por quê reunir os Seniores? Bem, pela natureza da Ordem DeMolay, os laços de fraternidade que nos unem não se dissolvem com o tempo, a menos que nós nos esqueçamos de nossos juramentos e de nosso convívio dentro das Salas Capitulares.
Assim, como os Seniores cruzaram o limiar entre a juventude e maioridade, adotando a respectiva Coroa, já não possuem os mesmos interesses que os Irmãos mais novos - têm, agora, planos de carreira, de educação, de constituir uma família e ter filhos, de viajar; enfim, planos de adultos.

Ao mesmo tempo, os Seniores que gostam de acompanhar seu Capítulo de origem e ajudar seus Irmãos mais novos agora possuem uma série de recursos e capacidades de que não dispunham antes – a grande maioria tornou-se independente financeiramente, é capaz de realizar longos deslocamentos por conta própria e, inclusive, levar outros consigo, possui contatos profissionais e pessoais mais amplos e experiência da realidade da cidade ao redor solidificada.

Individualmente, esses Seniores podem contribuir com suas experiências particulares para benefício do Capítulo; em conjunto, podem apoiar, patrocinar e ampliar projetos que os DeMolays Ativos preparem.

Além disso, reunidos como um grupo coeso, suas palavras terão mais peso e mais significação. Assim como os DeMolays Ativos em um Capítulo são representados por seu Mestre Conselheiro, os DeMolays Seniores em um Colégio são representados por seu Presidente, também chamado de Cônsul. Quando o Mestre Conselheiro se pronuncia, ele fala em nome de todos os DeMolays presentes. Quando o Presidente se manifesta, carrega consigo a sabedoria e o conhecimento de todos os Seniores associados a ele.

No entanto, como já foi dito, os Seniores não vivem em função dos DeMolays Ativos e possuem necessidades próprias, particulares à sua idade e sua vivência. Dessa forma, os Colégios Alumni também têm por função ajudar os Seniores a conquistar suas metas, sempre pautados pelas eternas Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay.

Ajudar Seniores em dificuldades ou as famílias destes é somente uma pequena parcela, natural e que nem precisaria ser citada. O Colégio Alumni pode, por exemplo, manter um levantamento dos currículos de todos os Seniores associados e, em contato com uma agência de empregos, pode ajudar a encontrar colocações para todos que necessitarem.

Ainda nessa linha, pode servir como apoio para a localização e encontro dos Seniores; pode indicar com certeza a qual DeMolay Sênior um Ativo deve se dirigir se desejar mais informações sobre trabalhar como vendedor de carros e motos, por exemplo, ou sobre cursar Engenharia, Direito, Educação Física ou Filosofia.

O Colégio Alumni pode criar uma rede de benefícios interna, onde os Seniores oferecem uns aos outros, assim como aos Tios Maçons e aos DeMolays Ativos, descontos e auxílios em suas áreas de atuação. Ele pode entrar em contato com os Colégios de outros Capítulos e obter informações detalhadas para DeMolays que viajem para determinadas cidades, conseguindo até mesmo abrigo e indicações confiáveis relacionadas ao objetivo dessas viagens.

E, retornando ao Capítulo, o Colégio Alumni certamente tem o potencial natural de servir como repositório das informações da história do Capítulo; os Seniores podem organizar eventos internos, como minicursos sobre Ritualística, Simbolismo, Administração Capitular, Liderança, Empreendedorismo, Oratória ou, quem sabe, Como Fazer Nó de Gravatas.

 Assim como cada Capítulo tem diversas frentes a seguir, mas certas vocações naturais, cada Colégio Alumni tem múltiplas oportunidades de atuação e trilhará o caminho natural a seus membros. Independente de suas escolhas, ele sempre poderá contar com a Associação Alumni estadual à qual estiver filiado, assim como com a Associação Alumni Brasil.


Autor: Sênior DeMolay Hugo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário