quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA ESPECIAL


O Blog do Capítulo "Redenção Sãobentense" n° 284, entrevista o Irmão Sênior DeMolay Kennyo Ismail, criador do Blog "Virtude Cardeal". Conheça um pouco este grande irmão:

BLOG: Conte-nos um pouco sobre você, quem é Kennyo Ismail?

KENNYO: Sou mineiro, mas moro em Brasília já faz 10 anos. Passei grande parte da minha adolescência na fazenda. Quando passei no vestibular da UnB, vim para Brasília sem saber onde morar e como sobreviver. Tenho orgulho de dizer que a Ordem DeMolay fez a diferença nesse momento da minha vida: passei os primeiros meses na casa de dois Irmãos DeMolays, até conseguir um emprego e um lugar pra morar. Eles mal me conheciam, mas me receberam como um irmão. Então morei no alojamento da faculdade durante os 05 anos de curso. Conclui a faculdade e fiz dois MBAs. Também tenho orgulho de dizer que pude retribuir o favor: pude receber em minha casa um jovem DeMolay do interior do MS, vivendo uma situação muito parecida com a que eu tinha vivido. Ele morou comigo por três anos, e assim como eu, ele concluiu a faculdade, arranjou um bom emprego e se mudou. Hoje, minha casa continua de portas abertas para qualquer irmão que necessite, assim como tantas vezes portas estiveram abertas quando precisei. Isso é Companheirismo.

BLOG: Quais as principais diferenças entre o Kennyo antes de ser DeMolay e o Kennyo depois de ser DeMolay?

KENNYO: Eu iniciei na Ordem DeMolay com 15 anos. Meu pai não era maçom, então minha família muitas vezes não compreendia meu compromisso e dedicação à Ordem. Antes da Ordem DeMolay, eu era um jovem à procura de algo que eu não sabia exatamente o que era, algo que preenchesse um vazio que existia em minha mente e que possuísse os mesmos valores que eu preconizo. Eu encontrei o que procurava na Ordem DeMolay. Eu era um jovem de certa forma indisciplinado, intolerante, e eu certamente não pensava duas vezes antes de falar! Aprendi muito com a minha vivência na Ordem DeMolay, e sou muito grato por isso.


BLOG: Qual foi a sua maior experiência dentro da Ordem?

KENNYO: Eu tive experiências excelentes e experiências péssimas na Ordem DeMolay. Citar uma maior é um grande desafio. Quando eu era Mestre Conselheiro Estadual de Minas Gerais eu sofri dois assaltos de ônibus, sendo que em um fui espancado por tentar defender uma mulher, e sofri um grave acidente de carro. Também tive que, no ano de 2002 em Mossoró, assistir as cenas degradantes entre Mansur, Lins e Monjardim, e ver a vontade da maioria ser vencida pelo capricho de poucos. Eu não saberia dizer qual delas foi pior. Já entre as excelentes experiências, posso citar a minha posse como Mestre Conselheiro Estadual de Minas Gerais, na época com seus 100 Capítulos (Araguari, 2003); a participação na instalação do nosso SCODRFB (Brasília, 2004), a participação no Congresso Internacional e visita ao DeMolay International (EUA, 2010), e a inauguração da sede própria do SCODRFB (Brasília, 2010).

BLOG: Quais foram os cargos que você já ocupou e qual foi o que você gostou mais?

KENNYO: Fui Mestre Conselheiro, Ilustre Comandante Cavaleiro, Mestre Conselheiro Regional, Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Mestre Conselheiro Estadual de Minas Gerais, Vice-Presidente da Alumni-MG, Presidente do Conselho Consultivo de Capítulo, Grande Orador Distrital, e Presidente de Comissão do SCODRFB. Todos eles me ensinaram alguma coisa importante para minha vida. Quando ICC, instalamos outros 03 Priorados e nosso Priorado criou o 1º ENDOC, um encontro da cavalaria que ocorre até hoje em Minas, com muito sucesso. Como MCR, formalizamos regulamentos para Seminário Regional e Jornada Ritualística, criamos Encontros de Lideranças e um website. Como MCE-MG, conseguimos manter o Estado unido com o apoio e trabalho conjunto dos 07 MCRs, criamos um calendário estadual de forma que não fossem marcados eventos importantes na mesma data e promovemos a inter-visitação entre regiões, publicamos várias edições de um jornal estadual, “Aurora de Minas”, que vez ou outra reaparece no Estado, por iniciativa de um novo MCE. Mas hoje, auxiliando o SCODRFB e através do blog “Virtude Cardeal”, sinto-me muito mais útil, podendo fazer muito mais pela Ordem DeMolay brasileira. A experiência adquirida nesses cargos e na estrada é também responsável por quem sou hoje.


BLOG: Você está na ordem a mais de 10 anos. Em sua opinião o que mudou de lá para cá?

KENNYO: Tudo mudou. Não tínhamos contato com outros países. Praticávamos um ritual errado, cheio de invenções, sem saber como era o correto. Defendíamos as Liberdades civil, religiosa, política e intelectual, mas não tínhamos democracia dentro da própria instituição. Tínhamos mais de 20 anos no país e ainda pagávamos aluguel, mas o Grande Mestre andava de carro importado em nome da instituição e viajava com toda a família, ficando nos melhores hotéis e comendo nos melhores restaurantes, tudo por conta das taxas de nossos jovens DeMolays. Os Oficiais Executivos faziam “vista grossa” para tudo relativo ao Supremo Conselho, e a informação era restrita à cúpula.

Hoje, com 06 anos de trabalho, o Brasil é destaque internacional na Ordem DeMolay. Participamos dos eventos internacionais e contamos com a participação de autoridades em nossos eventos. Temos uma bela sede própria, comprada à vista, sem gastar nenhum centavo de DeMolays Ativos. Contamos com o apoio do Rito Escocês e da Confederação das Grandes Lojas (CMSB) como nunca houve. Existe uma prestação de contas transparente e rígida fiscalização. O SCODRFB está presente nas 27 UFs e os jovens DeMolays têm poder de decisão. Não poderíamos estar em situação melhor.


BLOG: Deixe uma mensagem para os irmãos do Capítulo “Redenção Sãobentense” n° 284.

KENNYO: Agradeço ao Irmão Petros Renan e ao MC Jordan pela oportunidade de compartilhar um pouco de minha história e opinião. Sei que há personalidades mais interessantes para participar desse quadro, por isso me sinto honrado pelo convite. Desejo ao Capítulo RSB que continue honrando o bom nome da Ordem DeMolay Paraibana e criando líderes para dentro e fora da Ordem DeMolay, como tem feito de forma tão sublime nesses 15 anos de existência. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário