O Irmão Carlos José Crespo Santos, é natural de Penedo-AL, tem 22 anos, está graduando em Relações Internacionais (7º Período) pela Universidade Estadual da Paraíba e é membro do Capítulo "João Pessoa" n° 08 e ocupa atualmente cargos de grande importância dentro do GCE-PB e da Associação Alumni da Paraíba.
ENTREVISTA:
1. Como conheceu a Ordem DeMolay e quem foi que mais te incentivou para iniciar?
Conheci a Ordem DeMolay graças ao Irmão/Tio Gills Lopes, o qual também cursava Relações Internacionais a época e hoje já se formou. O ano era 2008 e lendo alguns livros sobre Irmandades acabei me deparando com a Ordem DeMolay. Eis que quando vou pesquisar mais a fundo acabo descobrindo que um amigo, no caso Gills, era. Foi o começo de tudo. Perguntei mais acerca da Ordem para ele e foi quando posteriormente surgiu o convite.
Sem dúvidas ele foi um grande incentivador e, na medida do possível, me deixou bem informado sobre a Ordem DeMolay de modo que eu não tivesse dúvidas. Para tal ele me emprestou um livro chamado “O Inquiridor DeMolay” do Irmão Cassiano de Morais (Past-MCN) e que, sem dúvidas me fez ter mais certeza ainda sobre o que queria, sem contar os momentos na Universidade em que pacientemente ele sentou e ouviu minhas dúvidas, esclarecendo-as na medida do que podia falar, é claro.
2. Durante sua vida ativa dentro do Capítulo, qual foi a sua maior experiência?
Com certeza o convívio entre jovens em um mesmo espaço, com mentalidades diferentes, ideologias e formas de pensar muitas vezes divergentes tende a causar atritos. Nesse sentido um dos maiores aprendizados que obtive até hoje foi no sentido de aumentar cada vez mais a consciência de respeitar o diferente ao invés de tentar impor sua forma de pensar. Quando as pessoas tiverem essa ciência menos conflitos ocorrerão mas claro, sabendo sempre manter a razão e procurar achar um denominador comum aos membros do Capítulo de modo que o crescimento seja sempre coletivo e jamais apenas individual.
3. Atualmente você é o coordenador do 1° CONAMESCO da Paraíba, o que poderíamos esperar deste grande evento?
Nesse evento os participantes podem esperar, ou melhor, tenham certeza de que jamais verão algo igual. O CONAMESCO foi criado no intuito de aprimorar os Mestres Conselheiros, como já diz a sigla. Isso se aplicando aos que já são Mestres Conselheiros e aos que virão a ser um dia. Com a lição do CONAMESCO um Mestre Conselheiro jamais voltará do mesmo jeito ao seu Capítulo. Ele voltará ciente de que é de fato um líder e foi escolhido pelos seus Irmãos para tal.
Sendo assim ele terá um aprendizado no evento para que seu Capítulo esteja sempre em progresso, jamais retrocedendo. Sem contar a experiência totalmente diferente de um Encontro do Malhete, CNOD, CEOD, etc...pois o CONAMESCO permite que possamos nos conhecer melhor, é o que se chama de auto-análise, além de ter momentos livres durante o evento no qual os participantes podem se confraternizar e trocar experiências tanto de vida profana quanto de vida Capitular. Fica aqui o convite, 18,19 e 20 de março nos encontramos em Alagoa Grande para mais esse acontecimento histórico.
4. Qual cargo já ocupou e qual gostou mais?
Como iniciei já um pouco “velho” não tive a chance de ocupar muitos cargos em Capítulo. Além dos cargos que ocasionalmente me foi necessário ocupar para completar o quadro de oficiais fui 1ºDiácono, Capelão e Escrivão, este último durante um ano e com certeza o que mais gostei. A responsabilidade do Escrivão para com o Capítulo me fez desenvolver cada vez mais o senso de organização bem como observar mais o desenvolvimento do meu Capítulo. Sem contar que acabei me deparando com um arquivo na secretaria do Capítulo “João Pessoa” Nº 11 sem igual.
Graças ao cargo de Escrivão iniciamos um levantamento da história do Capítulo, passagens históricas que já haviam sido esquecidas ou deixadas de lado e que muitas vezes se confundem com a própria história da Ordem DeMolay no Brasil e que espero um dia sejam eternizadas e de acesso a todos os DeMolays quando se aproxima a chegada dos 30 anos da Ordem DeMolay na Paraíba e, especialmente para mim, do Capítulo “João Pessoa” Nº11.
5. Quem são os seus maiores ídolos dentro da Ordem?
Elencar pessoas dentre as milhares que existem dentro de nossa Ordem é algo difícil de se fazer. Pelo Brasil e pelo mundo vê-se exemplos de pessoas que fizeram valer a pena e abraçaram a causa. Não gosto da palavra ídolo pois ela pressupõe a existência de uma idolatria, a mim parece algo quase doentio (risadas). Prefiro falar de pessoas dentro da Ordem que eu sou fã a exemplo do Tio Francisco Santiago, fundador da Ordem DeMolay no Nordeste, jamais esquecerei quando no último CEOD-RN em Caicó eu testemunhei alguém ser ovacionado e recebido com tamanho orgulho e felicitação.
Os Irmãos Edgley, Duílio e Murilo, os quais me deram a oportunidade de poder contribuir mais com o engrandecimento da Ordem DeMolay na Paraíba além de me dar a chance de um convívio constante no âmbito do meu Capítulo, sempre me mostrando e ensinando novas lições, além de fazer valer cada uma das virtudes da Ordem DeMolay.
Os Irmãos Isola e Rodrigo Beleza,os quais conheci há mais ou menos um ano mas são dois dos criadores do evento mais genial que já vi na Ordem DeMolay, o qual é o CONAMESCO. Para não esquecer de ninguém, digo que direta ou indiretamente sou fã de todos aqueles que fazem uma Ordem DeMolay de verdade, que contribuíram para o surgimento e crescimento de uma estrutura enxuta e progressiva atualmente e por fim, de todos aqueles que fizeram e ajudaram a manter, desde o surgimento até hoje, quase 30 anos, o meu amado Capítulo “João Pessoa”.
6. Qual a sua opinião sobre a atual gestão do GME e o como será a do nosso próximo GME?
A atual gestão sem dúvidas mostra que a Ordem DeMolay paraibana realmente vem construindo líderes. Pela primeira vez Seniors DeMolay lideram o Grande Conselho Estadual da Paraíba. A atual gestão traz novos rumos. O progresso nos últimos dois anos de fato é gritante. Crescemos em dois anos mais de 50%, ou seja, em dois anos crescemos mais da metade do que havíamos crescido em 26 anos de criação da Ordem na Paraíba. De fato isso demonstrou um progresso ímpar mas que trouxe consigo o desafio de manutenção desse crescimento, algo que é impossível não estar atrelado. O crescimento é um marco da atua gestão do Tio Edgley Lívio. A Paraíba hoje tem um reconhecimento nacional por parte de todo o Brasil. Somos um Grande Conselho totalmente informatizado, contando com um sistema próprio, além do disponibilizado pelo SCODRFB. Nossos processos administrativos se tornaram mais ágeis e o Portal DeMolayPB traz uma funcionalidade única, em se falando de Grandes Conselhos no Brasil, até onde me consta. As vezes há formas de pensar diferentes mas isso é natural visto que ninguém pensa de forma igual. O bom é que o objetivo sempre é o mesmo, fazer a Ordem DeMolay sempre crescer mais.
Quanto a próxima gestão, não posso te afirmar aqui como será visto que só o futuro poderá dizer isso mas não tenho dúvidas de que o próximo GME, o qual espero que seja o Tio Murilo Doria, não limitará esforços para fazer com que a Ordem DeMolay paraibana continue sempre progressiva mas mantendo a racionalidade e procurando sempre equilibrar a estrutura que temos, acompanhando os Capítulos já existentes e desenvolvendo projetos para que estes se mantenham sempre ativos e formando jovens compromissados com os nossos baluartes.
7. Deixe uma mensagem para os irmãos do Capítulo “Redenção Sãobentense” n° 284.
Aos meus Irmãos, Tios, Tias e todos que fazem o Capítulo “Redenção Sãobentense” Nº 284, meus sinceros desejos de contínuo sucesso nesse que sempre se mostrou ser um dos maiores Capítulos da Paraíba e do Brasil. Nas suas fileiras já se formaram grandes líderes como Mestres Conselheiros Estaduais e o primeiro Sênior DeMolay a ser Grande Mestre na Paraíba. Em suas fileiras muitos outros líderes estão sendo formados hoje e ainda serão formados no futuro. Que seus membros sempre tenham a ciência de que ser DeMolay é uma dádiva e carregar o compromisso de defesa dos nossos ideais muitas vezes pode parecer um fardo pesado mas com sabedoria e humildade conseguiremos “fazer do mundo um mundo um pouco melhor” e por analogia o resultado será o desenvolvimento cada vez maior desse amado Capítulo e deixo meu agradecimento pessoal, ao Irmão Petros Renan, pela entrevista. Contem sempre com minha humilde contribuição no que eu puder ajudar. Como sempre falamos no GCE, façamos o bem e amemos a Ordem DeMolay.
Um forte abraço fraterno.
Carlos Crêspo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário